Todos querem e tem o direito de serem imunizados contra a Covid-19. No entanto, os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde e valem para todos os municípios brasileiros, sendo necessário esperar a sua vez.
Conforme a secretária municipal de Saúde de Unistalda, Bianca M. Lopes, a vacinação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde foi definido em reunião com a diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS, no dia 25 de janeiro de 2021, conforme o seguinte cronograma:
Ambulatórios e unidades de saúde com atendimento ou avaliação de “sintomáticos respiratórios”, Atenção Primária/Atenção Básica que realizem atendimento de demanda espontânea, Unidades Básica de Saúde, Postos de Saúde.
Considerar área fechada, ou seja todos os profissionais de nível superior, técnico, higienização, segurança, transporte, administrativo ou qualquer outro trabalhador da unidade de saúde.
Conforme esta recomendação , todos os profissionais que atuam na unidade têm direito a vacina , o que não vai afetar a vacinação dos idosos e outros grupos prioritários. O próximo grupo será o de idosos acamados e/ou domiciliados. A secretaria de Saúde já tem a relação dos mesmos e em breve essas pessoas receberão a vacina.
142 Views